SISMO DE BENAVENTE - 1909


No dia 23 de Abril, assinalaram-se 100 anos sobre o violento sismo que arrasou parte do distrito de Santarém e, com particular gravidade, as vilas de Benavente e Samora Correia. Com efeito, a destruição que se verificou nestas duas vilas foi de tal modo grave que, em torno desta causa, foi desenvolvida uma enorme campanha de solidariedade de âmbito nacional e internacional.

Enquanto a catástrofe natural de maior amplitude ocorrida em Portugal no século XX, o Terramoto de 1909, marcou de forma intensa estas comunidades, despertou o interesse além fronteiras, constituiu matéria de trabalhos de índole científica de carácter nacional e internacional e conduziu a uma profunda reflexão sobre os métodos construtivos.

Considerando o significado e a relevância da data, a Câmara Municipal de Benavente definiu uma programação específica incluindo um conjunto de acções que pretendem garantir o envolvimento de toda a comunidade e a sensibilização de todos no desenvolvimento de uma cultura de segurança.
No âmbito do centenário do terramoto de 23 de Abril de 1909, propôs-se a definição de uma programação específica que garanti-se a realização de um conjunto de acções promovendo o envolvimento de toda a população. Neste sentido, em articulação com o Serviço Municipal de Protecção Civil, a Divisão de Cultura e Educação, nomeadamente os Sectores de Museu, Bibliotecas e Animação Cultural apresentou a seguinte programação:




:: Exposição de Rua

Apresentação de imagens do Terramoto em vários locais, definindo um percurso, propondo sempre a associação do registo fotográfico da época ao local onde está instalado.

Benavente, Samora Correia e Santo Estêvão



:: Exposição de Trabalhos Escolares
«... e se a terra tremer, o que vou fazer?»



Galeria do Cine-Teatro de Benavente



:: Exposição «Terramoto de 1909» Benavente






O momento da catástrofe, descrições, registos fotográficos e objectos, o movimento de solidariedade de âmbito nacional e internacional, o contexto político-social da época, os novos bairros e os planos urbanísticos.

Museu Municipal de Benavente



:: Exposição «Terramoto de 1909» Samora Correia


Registos fotográficos, a área do município de Benavente como zona de risco sísmico, os mecanismos de emergência e socorro, aspectos técnicos relativos à actuação em caso de sismo.

Galeria de Exposições do Palácio do Infantado


:: «O que se lia quando a terra tremia»
Mostra de edições da época

Biblioteca Municipal de Samora Correia

VISITANTES