Exposição de Presépios


Exposição de Presépios - Diversas interpretações da Sagrada Família

A representação artística do nascimento de Jesus tem mais de mil anos. Os cristãos já celebravam o acontecimento desde finais do século III e no século VI foram criadas as primeiras imagens dos “presépios de Natal” através de mosaicos no interior de igrejas. O primeiro presépio tridimensional diz-se ter sido montado por São Francisco de Assis, na floresta de Greccio, na região de Itália, durante o Natal de 1223. O frade católico pretendia explicar às pessoas mais simples a origem e o significado do nascimento de Cristo. A partir daqui o costume espalhou-se pelas principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Idade Média e começa também a ser usual nas casas de Reis e de Nobres.
Durante o século XVIII o hábito de montar presépios nas casas comuns popularizou-se pela Europa e pouco tempo depois a outras regiões do mundo católico.




A tradição perdurou até aos dias de hoje. Quem não viu ou não montou um presépio durante a quadra natalícia? As figuras mais representativas da Natividade compostas pela Sagrada Família: São José, a Virgem Maria e o Menino Jesus e outras, como os pastores, anjos e os Reis Magos fazem parte do nosso imaginário e convidam permanentemente os artistas à criação. Independentemente da dimensão física e dos materiais utilizados na sua conceção, no Presépio conjugam-se valores, sentimentos e expressão artística.   



 Patente no Museu Municipal de Benavente de 31 de Outubro a 15 de Novembro de 2014
 de 3ª a 6ª feira das 10h às 18h e Sábado das 14.30h às 18h

VISITANTES