"Campinos" - vidas com memória





“Campinos – vidas com memória”

Nobre figura. Guardião da “borda d’água” e do gado que a percorre. Altivo montado no seu cavalo, tem na mão firme o pampilho. Veste, jaqueta e calção escuros, colete encarnado e camisa branca. Meias brancas rendilhadas, em pinha e sapatos com saltos de prateleira . Na cabeça o barrete verde, símbolo maior do Ribatejo. No peito, exibe com orgulho uma simples chapa com o brasão da casa agrícola a quem dedica o amor do seu trabalho…

Venha conhecer ou recordar outros tempos e momentos da dura vida do Campino, com fotografias e instalações que mostram bem as raízes de um povo que tinha como principal meio de subsistência o trabalho no campo.






“Picaria de Benavente” - fotografia de Armando Isaac

A importância desta festa para a vila e para as gentes de Benavente, numa exposição que pretende mostrar a arte do maneio do gado em contexto de Festa. A componente brava, aliada à perícia dos Campinos, atrai milhares de pessoas todos os anos ao Calvário para a Festa da Picaria. A partir dos magníficos registos fotográficos de Armando Isaac é possível perceber a dimensão que este evento ganhou dentro Sardinha Assada de Benavente, da qual é já parte indissociável.






VISITANTES