PROJETO DE INVESTIGAÇÃO DA OLARIA ROMANA DA GARROCHEIRA, BENAVENTE

O projeto de investigação sobre a Olaria Romana da Garrocheira, em Benavente, é um projeto muito importante no que respeita ao conhecimento da ocupação romana, evidenciando um centro fabril que terá laborado entre o século I e finais do século III d.C.


A Olaria Romana da Garrocheira localiza-se na margem direita do rio Sorraia, junto a um antigo braço de rio navegável na época romana, é constituída por um complexo fabril que integra, até ao momento, dois fornos e vestígios do pátio de laboração da olaria.


Estes fornos produziam essencialmente vasilhame destinado ao transporte de conservas e preparados de peixe, designados por ânforas, com destaque para uma forma muito utilizada neste período que é a Dressel 14. As campanhas que decorreram de 2015 a 2018, estão a revelar a produção de outras formas anfóricas mais tardias, tendo sido recentemente confirmada a sua utilização em centros fabris de preparados piscícolas em Lisboa, a Olisipo romana.




Complementarmente à escavação arqueológica que decorre no período de Verão, ao longo do ano são realizados trabalhos de lavagem de materiais, desenho, inventariação e estudo.






Este projeto tem vindo a ser apresentado pelo Serviço Educativo do Museu Municipal junto do público escolar.




VISITANTES