Exposição de Fotografia Antiga RELEMBRAR A VILA, BENAVENTE



O Museu Municipal de Benavente convida para a inauguração da exposição RELEMBRAR A VILA, BENAVENTE, no próximo dia 28 de junho, às 21.00 horas.
Nesta noite, em que a vila de Benavente já está em Festa com a Festa da Amizade e da Sardinha Assada, temos ainda uma noite de fados com a colaboração da ABAF e uma apresentação de danças sevilhanas com o grupo Sabor Flamenco.

Fica o convite, contamos consigo!




As fotografias contam-nos histórias! E as imagens que apresentamos na exposição contribuem para RELEMBRAR BENAVENTE, despertando memórias e provocando relações entre o tempo fixado na fotografia e o que hoje somos.





 Estes registos integram o Arquivo Fotográfico do Museu Municipal de Benavente e são as ruas, as casas e a gentes que captadas pela objetiva do fotógrafo nos levam a descobrir espaços, acontecimentos de circunstância ou tão simplesmente aspetos do quotidiano.

Benavente é uma vila profundamente marcada pelo terramoto de 23 de abril de 1909 e este foi sem dúvida um momento de rutura. As casas simples de adobes e taipa ruíram, as de cantaria não tiveram melhor sorte e o património mais monumental como as igrejas, não resistiram ao potente abalo sísmico. A vila reinterpretou-se e avançou para o seu arrabalde, desenhando uma nova trama e alargando a área urbana.

Situada numa plataforma regular e de forma triangular, Benavente está bordejada pelo rio Sorraia e anuncia a proximidade ao Tejo. A vila conserva um centro histórico bem definido, enquadrado pela lezíria e pelo rio, onde se destacam as Praças do Município e da República e o Largo do Calvário. A Praça da República, local onde se situava a antiga Igreja Matriz e que agora nos registos fotográficos existentes nos surge com uma dimensão e imponência evidentes, foi desde o século XII o centro do Concelho e dela partiam as principais vias de acesso, a Rua de Évora, a Rua de Lisboa e a Rua de Santarém.

Evocando memórias distantes ou apenas histórias que ouvimos contar, a partir do conjunto de imagens que agora apresentamos, é possível construir uma narrativa contínua plena de significado.

VISITANTES