Oficina Criativa ARRISCAS - 7°anos


Oficina Criativa ARRISCAS

MUSEU MUNICIPAL DE BENAVENTE

Grupos Escolares de 7ºano - Escola Básica 2,3 Duarte Lopes de Benavente
Exposição  de  JOÃO MASSANO - Faroleiro



Com o intuito de promover a cultura e as artes, a criatividade e a expressividade, o Museu Municipal de Benavente desenvolveu a oficina criativa ARRISCAS. Teve como base a exposição FAROLEIRO do artista plástico João Massano, do seu processo criativo e conceptual, bem como os objetivos pedagógicos do 7º ano na disciplina de Educação Visual.



Esta oficina desenvolveu-se entre os dias 2 e 5 de abril de 2019. Recebemos quatro turmas de 7º ano da Escola Básica 2,3 Duarte Lopes de Benavente, nomeadamente as turmas A, B, C e F. 

O processo criativo inicial foi desenvolvido pelos professores Alberto Santos, Miguel Proença, Filomena Solano e Rosa David Costa na Componente Educativa Artística e Educação Visual, com a sensibilização e recolha de informação sobre questões que necessitam da nossa urgente atenção e intervenção, enquanto cidadãos do planeta e na sociedade. Cada turma formou cinco grupos  de trabalho onde desenvolveram uma série de desenhos para apuramento de um tema que, posteriormente, deu origem a um carimbo.

No Museu Municipal de Benavente, a partir dos temas escolhidos para "Farol|Alerta", demos início a um processo de reflexão e diálogo sobre composição, teoria e simbologia da cor na comunicação. A reflexão conceptual e técnica do processo criativo partiu sempre das obras expostas.

Tanto o processo de trabalho como os resultados finais foram bastante interessantes e pertinentes, assim como o empenho e dedicação que cada grupo imprimiu na sua obra. Parabéns a todos!

______________


7ºC - Temas abordados: "Uso excessivo do telemóvel"; "A poluição nos mares e rios"; "As consequências nocivas da poluição para a vida animal nos mares e rios"; "O uso de drogas nas escolas"; "A violência nas suas diferentes variantes - doméstica, infantil ou bulling nas escolas"























 


_________________


7ºA Temas abordados: "O excesso de horas na escola"; "O excesso de peso das malas escolares; "O excesso de horas a jogar nos aparelhos eletrónicos (Force Night)"; "Os malefícios do tabaco na saúde; "Os dejetos dos animais deixados indevidamente na via publica". 





















_________________


7ªBTemas abordados apartir dos carimbos cedidos pelas outras turmas A e C: "A poluição nos mares e praias"; "Excesso de horas a jogar nos aparelhos eletrónicos (Force Night)"; "O excesso de horas na escola"; "A violência nas suas diferentes variantes - doméstica, infantil ou bulling nas escolas".














_______________


7ªF - Temas abordados: "A poluição do ar provocado pelas fábricas"; "A poluição dos mares e rios"; "A proteção e direitos dos animais"; "A violência para com os animais"; "A poluição marítima provocada por barcos, navios ou cargueiros".



























_____________________





VISITANTES