Inauguração Espaço GRAVURAR



No dia 7 novembro de 2020, vamos abrir um novo espaço no Núcleo Museológico Agrícola em Benavente, o ESPAÇO GRAVURAR, explorado pela artista plástica e gravadora Estela Baptista Costa.


Para celebrar este dia contamos com três momentos, um whorkshop de gravura com a gravadora Estela Baptista Costa, a inauguração de uma exposição de gravura da própria gravadora e inauguração oficial da oficina de gravura - Espaço Gravurar.

Programa

10h –Acolhimento

10:30h / 12h e das 16:30h / 18h– Workshop Gravurinha Box para  PAIS & FILHOS
Oficina para pais e filhos onde podem celebrar as árvores e a poesia gravando-as em suporte tetrapack e aprendendo um pouco sobre esta técnica com a artista plástica Estela Baptista Costa.

INAUGURAÇÃO | ESPAÇO e EXPOSIÇÃO

15h – Inauguração do espaço GRAVURAR e EXPOSIÇÃO de gravura

A partir das 15h será realizada a inauguração oficial do espaço e da exposição, onde estão convidados até um limite de participação que respeite o distanciamento físico de 2m estabelecido pela DGS.

WORKSHOP | GRAVURINHA BOX 

Conteúdos do workshop Gravurinha Box

1. Princípios básicos da Gravura
Materiais necessários e equipamentos
Regras de utilização e de trabalho

2. A Técnica da ponta-seca a partir da reciclagem
Preparação de uma embalagem para gravação. 
Gravação e impressão.
Discussão de resultados

Duração
1:30 horas

Horário
1a sessão das 10:30h às 12h e
2a sessão das 16:30h às 18h

Data e local
Dia 7 novembro de 2020
No Núcleo Museológico Agrícola | Largo de Santo André, 2130-033 Benavente

Destinatários:
Pais, filhos e população em geral

Nº participantes
Máximo de 5 crianças acompanhadas por um adulto (cada par uma inscrição), cinco inscrições individuais de adultos ou crianças com mais de 12 anos.

Inscrições
O workshop é gratuito mas sujeito a inscrição prévia no local ou para o e-mail espaco.gravurar@gmail.com, até lotação do espaço respeitando as normas estabelecidas pela DGS.
Limite de 5 inscrições, individuais ou em pares. 



______________________


Nota Biográfica

Estela Baptista Costa
Nasceu nas Caldas da Rainha em 1975. Viveu a sua primeira infância no meio das árvores e da terra gravando assim no seu ADN a marca da natureza. Talvez tenha sido aí que tenha nascido o seu amor pelas árvores que tenta imortalizar na sua gravura.

Formou-se em Artes Plásticas na actual ESAD.CR (Escola Superior de Arte e Design) no último ano do segundo milénio. Três anos antes, no mesmo sítio, conheceu Bartolomeu Cid dos Santos com quem descobriu e partilhou os mistérios da Gravura e com quem teve o privilégio de trabalhar em diversas ocasiões. Também em 2000 fez o curso de ilustração infantil na Fundação Calouste Gulbenkian e desde então que se dedica violentamente à gravura a par com a ilustração de livros infantis.

Já trabalhou num Museu, teve um romance de Verão com um pomar de pêra-rocha, trabalhou com crianças, fez artesanato urbano, fez exposições por Portugal, Espanha e França e coordenou a Companhia do Eu (escola de escrita criativa), do poeta e escritor Pedro Sena Lino, onde aprendeu a esculpir palavras.
Desde 2011 que se empenha no curso mais importante da sua vida, o da maternidade.
Sempre que pode volta à aldeia onde cresceu para sentir o cheiro da terra e abraçar as árvores.

O seu trabalho pode ser visto online em  https://estelabaptistacosta.wixsite.com/blogfolio

































VISITANTES