Inauguração do Espaço ARRISCART


No dia 7 novembro de 2020, no antigo Matadouro de Benavente e atual Núcleo Museológico Agrícola, inaugurámos dois novos espaços, um atelier de artes - ARRISCART e uma oficina de gravura - GRAVURAR.

O atelier de artes - ARRISCART tem como objetivo ser um espaço aberto à população, afim de promover a livre expressão, criatividade, experimentação e a exploração de diversas técnicas artísticas, assim como, apoiar o serviço educativo do Museu Municipal, do Núcleo Museológico Agrícola e do espaço Gravurar. 


Acreditamos na importância que a criatividade tem no desenvolvimento de uma criança e da sociedade. Cada vez mais a educação vê as artes como uma grande aliada, pois a sua estimulação ajuda no desenvolvimento intelectual e no aumento da capacidade de encontrar estratégias de pensamentos alternativos, que rompem com esquemas rotineiros.

Pretendemos promover atividades que estimulem a imaginação criativa, o pensamento intuitivo e subjetivo. Proporcionar momentos de interação entre crianças e adultos, prazerosas e de expressão livre, lúdica e de partilha.
Será um espaço para todos, com atividades para todas as idades a anunciar nos canais próprios do Museu Municipal ou Câmara Municipal de Benavente.



______________________________



Inauguração e Open Day

Inauguração dos dois espaços ARRISCART, GRAVURAR e exposição de gravura da artista plástica e gravadora Estela Baptista Costa. 

O open day contará com workshops de gravura de manhã e à tarde.



Programa 

10h –Acolhimento

10:30h / 12h e das 16:30h / 18h– Workshop Gravurinha Box para  PAIS & FILHOS
Oficina para pais e filhos onde podem celebrar as árvores e a poesia gravando-as em suporte tetrapack e aprendendo um pouco sobre esta técnica com a artista plástica Estela Baptista Costa.

INAUGURAÇÃO ESPAÇO e EXPOSIÇÃO

15h – Inauguração do espaço GRAVURAR e EXPOSIÇÃO de gravura

A partir das 15h será realizada a inauguração oficial do espaço e da exposição, onde estão convidados até um limite de participação que respeite o distanciamento físico de 2m estabelecido pela DGS.

WORKSHOP | GRAVURINHA BOX 

Conteúdos do workshop Gravurinha Box

1. Princípios básicos da Gravura
Materiais necessários e equipamentos
Regras de utilização e de trabalho

2. A Técnica da ponta-seca a partir da reciclagem
Preparação de uma embalagem para gravação. 
Gravação e impressão.
Discussão de resultados

Duração
1.30 horas.

Horário
1a sessão  das 10:30h às 12h e
2a sessão das 16:30h às 18h

Data  e local
Dia 7 novembro de 2020
No Núcleo Museológico Agrícola | Largo de Santo André, 2130-033 Benavente

Destinatários:
Pais, filhos e população em geral

Nº participantes
Máximo de 5 crianças acompanhadas por um adulto (cada par uma inscrição), cinco inscrições individuais de adultos ou crianças com mais de 12 anos.

Inscrições
O workshop é gratuito mas sujeito a inscrição prévia no local ou para o e-mail espaco.gravurar@gmail.com até lotação do espaço respeitando as normas estabelecidas pela DGS. 
Limite de 5 inscrições, individuais ou em pares. 


VISITANTES