MEMÓRIAS DE COLHER DE PAU | 3ª Semana - Argolas fritas | Escumadeira




3º OBJETO DO MÊS

ESCUMADEIRA - MMB.03867

Utensílio de cozinha em esmalte, formada por um cabo longo de secção retangular, na extremidade superior é dobrado em semicírculo, para suspender. Na extremidade inferior, uma base de forma circular concava e perfurada. O esmalte do cabo é de cor azul e a cor da base cinzenta. O cabo é bastante comprido para retirar de dentro da panela ou da frigideira os alimentos. 

Era utilizada para remover e escorrer os alimentos que estão a ser cozinhados, mas também a espuma que por vezes surgia, em excesso, durante a confeção, como por exemplo durante a fritura das Argolas Fritas.  



Experimente fazer, são deliciosas!

Confecione a receita que apresentamos nesta página e partilhe connosco. Publique os seus resultados na nossa página do facebook e pode também partilhar outras receitas tradicionais que não dispense nesta quadra natalícia.

Mãos à obra!


3ª RECEITA DO MÊS

-  Argolas Fritas  - 

As Argolas Fritas são um frito doce tradicional de Benavente e era confecionado na época natalícia.

Era confecionado pelas famílias mais pobres, porque os seus ingredientes eram mais acessíveis e de baixo custo. Esta é uma versão muito económica do Bolo Podre apresentado na semana anterior




Ingredientes para a Massa

4 ovos

250 g de manteiga

1 kl g de farinha

1 colher de chá de fermento

raspa de 1 laranja ou limão


Ingredientes para a Calda

 2 dl de água

1 kg de açúcar

casca de laranja ou limão


Preparação

Bate-se os ovos com a manteiga derretida e a raspa da laranja, junta-se o fermento à farinha e adiciona-se ao preparado, pouco e pouco e continua-se a mexer com uma colher. Assim que começar a mistura esteja uniforme pode ser trabalhada com as  mãos até ficar tudo muito bem ligado. Se a massa estiver quebradiça, pode-se adicionar umas colheres de sumo de laranja até puder ser trabalha e modelada.

Tendem-se uns rolinhos e dá-se a forma de argolas. Fritam-se em óleo até que fiquem douradas.

Para preparar a calda leve-se o açúcar, a água e a casca de laranja ou limão ao lume, num tacho até atingir o ponto espadana.

Mergulhe as argolas na calda e deixe secar em cima de uma rede.












Receita tradicional de  Santo Estevão - Benavente 
e foi oferecida pela  Srª  Rita Correia. 

VISITANTES